domingo, 14 de março de 2010

TP 1 LINGUAGEM E CULTURA

VARIANTES LINGUÍSTICAS / TP 1

Nesta aula trabalhamos com dialetos, registros e as variantes linguísticas.

Produção das cursistas: Adriana, Paula e Cassiane
Variante social e regional
Gênero Carta

Sinhora Porfessora

Professora, meu fio Vardemar num vai pudê i pra aula hoji, casqui ele pegô uma pesti di gripi das braba. Acordô di noiti tudu suado caropa tudo moiada de suó. Casa disso levei o piá no dotô lá no posto de saude. Seu dotô receitô um tar de nervalgina e um comprimido para modele si recuperá. Também mandô dá muito chá de foia de laranjera.
Si num fô pidi muinto, si tivé argum trabaio quiria quele pudese fazê dispois pra modele num si prejudicá nas nota. O dotô vai fazê um testado pra cumprova p que tô dizendo.
Gradeço tensão
Camelinda Junqueira

Produção das cursistas Carine e Rejane
Variante reginal
Gênero Poesia

TRISTE SINA

Aqui pros lado do Sul
Muitas histórias tenho pra contar
Dos tempos que eu passeava para campear
Pra uma formosa alemoa conquistar.

Nos Fandangos gaudérios os machos vinham inticar
Essa alemoa é das brabas, ela vai te judiar
Me sentia um guasca sem fronteiras
E o meu amor resolvi guardar.

Ela me amarrou de revesgueio
E o casório logo veio
Com o passar do tempo me ingrupiu feio
Me deixando num só desvaneio.

Creendios pai! Por tempo fiquei incebando
Até minha tripas inôzá
Toda noite em outro rancho ela ia pozá
Seria essa a alemoa que iria me atorá?

Certo dia juntei do gaurda-roupa um chumaço
Com medo da coça de laço
A alemoa baixou a sua cabeça e saiu inquietada
Tchuco e pestiado de alma fui dar uma vortiada.

Mas acredite!
Pra minha triste sina
Vi a alemoa na esquina
Com uma lambisgoia assanhada
Deus livre! Um gaúcho perder a sua prenda
Para outra desgarrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário